VALIDAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO COMPULSIVO DE COMPRA E CONSUMISMO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3334Palavras-chave:
Compulsivo, Consumismo, Validação, Multigrupo, GêneroResumo
O presente artigo objetiva validar duas medidas de mensuração, uma de comportamento compulsivo e outra de consumismo e posterior verificação da relação entre elas. Além disso, verificou a interpretação das questões das escalas por gênero, visto que há indícios de diferenças na percepção e no comportamento entre homens e mulheres. A metodologia incluiu a aplicação de uma survey online para 319 pessoas e análise por meio de equações estruturais multigrupo. Verificou-se que o comportamento compulsivo de compra não possui relação de causalidade com o consumismo. O pressuposto de que o comportamento compulsivo é maior nas mulheres não se confirmou nessa amostra e o consumismo é igual para homens e mulheres. As duas escalas foram validadas e a análise comprovou diferença na percepção de variáveis por gênero, indicando que essa metodologia auxilia na identificação de pontos não verificados em análises estatísticasDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.