ESCALA DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Profa. Dra. Adriane Vieira UFMG
  • Patrícia Lourdes Silva
  • Plínio Raphael Reis Monteiro
  • Laura Trindade Ituassu
  • Fátima Ferreira Roquete

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6045

Palavras-chave:

gestão, competências, saúde, serviços, escala

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de construção de uma escala para  análise das competências profissionais de gestores da área da saúde. Na etapa exploratória foi realizado um painel de especialistas. Na segunda etapa, cento e dois gestores responderam ao questionário. Para depuração da base, foi realizada a análise descritiva e multivariada dos dados. Adicionalmente, foi realizada a análise da dimensionalidade, confiabilidade e validade da escala, resultando em uma escala com 20 competências técnicas, distribuídas em cinco eixos temáticos: economia e demografia; política, planejamento e avaliação em saúde; gestão do trabalho e educação em saúde; administração e contabilidade; e metodologias estruturantes. As competências comportamentais mapeadas totalizaram 16 e foram distribuídas nos eixos: idealista/perfeccionista, artesão/negociador, prestativo/guardião, motivador/racional. 

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Publicado

05/09/19

Edição

Seção

Artigos