ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS PELO MÉTODO DE SALIÊNCIA: O CASO DE UM BANCO DE CRÉDITO CONSIGNADO.

Autores

  • Daniel Laurentino de Jesus Xavier
  • Benny Kramer Costa
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART630

Palavras-chave:

Estratégia. Teoria dos stakeholders. Análise dos stakeholders. Teoria da saliência. Banco.

Resumo

Na presente pesquisa, procurou-se caracterizar os stakeholders que atuam em um banco de crédito consignado, utilizando o modelo da saliência dos stakeholders de Mitchell, Agle e Wood (1997). Este estudo teve o caráter descritivo e foi feito por meio de um estudo de caso de um banco nacional de médio porte, que atua de forma expressiva no setor de crédito consignado. A abordagem para a pesquisa foi qualitativa, com a análise de entrevistas semi-estruturadas e de documentação sobre a empresa objeto de estudo. O resultado da pesquisa sugere que os convênios, órgãos reguladores, parceiros fi nanceiros e o banqueiro/acionistas são stakeholders defi nitivos, ou seja, possuem os três atributos preconizados pelo modelo, representados pelo poder, legitimidade, urgência. Os dados sugerem também que clientes, funcionários e correspondentes exclusivos são stakeholders dominantes, o que se traduz em deter legitimidade e poder. Por último, os correspondentes preferenciais foram classificados como perigosos, na medida em que apresentam, de forma enfática, os atributos poder e urgência.

Downloads

Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos