FACILITATING ASPECTS OF LEARNING IN MULTIFUNCTIONAL GROUPS OF INNOVATIVE PROJECTS

Autores

Palavras-chave:

Fatores que facilitam a aprendizagem grupal. Comportamento Grupal. Segurança Psicológica. Inovação. Geração de Conhecimento.

Resumo

The main objective of this article is to present the main aspects that facilitate learning in organizations at the group level. We present and discuss the main theoretical postulates on this theme and some reflections on the theoretical tradition of the Group Processes. Methodologically, we opted for qualitative case study research, aiming to understand and interpret the phenomenon of group learning according to the perspective of the participants of the situation under investigation. The data triangulation was the strategy of data collection, which involved interviews, non-participant observation and documentary analysis. Relative to the results, the new Model follows a systemic and cyclical version of inputs, processes and outputs. The main contributions were the discovery of the role of Leader as a Catalyst Agent, the Convergence of Opinions of the group members, the Internal Information Cycle and the reaffirmation of the importance of Psychological Safety for group learning.

Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor com distinção em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), Linha de Pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações - Tema: Aprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo; Mestre em Administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) - Área de Concentração: Gestão da Produtividade e Desenvolvimento Organizacional - Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégias Organizacionais; Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios; Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nas disciplinas e Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas I e II.

Guilherme Marques Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com especializações lato senso em: Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro de Ensino Superior; Administração de Recursos Humanos, pela Universidade Católica Dom Bosco; Planejamento e Avaliação Institucional, pela Universidade de Brasília. Mestre em Administração, pela UFMS e Doutor em Administração pela, Universidade Nove de Julho. Exerceu as funções de direção e assessoramento superior na UFMS de: Diretor Administrativo do Hospital Universitário; Diretor da Prefeitura Universitária; Assessor da Reitoria; Chefe da Coordenadoria de Educação a Distância; Pró-reitor de Administração (PRAD); Pró-reitor de Infraestrutura (PROINFRA) e; Pró-reitor de Administração e Infraestrutura (PROADI) . Na Universidade Aberta do Brasil, coordenou o Curso de Administração Pública da Escola de Administração e Negócios (ESAN); foi coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na UFMS e membro do Fórum Permanente de Educação à Distância da CAPES. Atualmente está cedido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH e exerce a função de Superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian . Também exerce a função de professor da área de Administração da ESAN/ UFMS, com foco nas disciplinas de gestão de pessoas, comportamento organizacional e teorias administrativas e, professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da ESAN/UFMS. Participa do fórum de superintendentes de hospitais universitários federais da Rede EBSERH e participa como membro do Conselho Universitário da UFMS, como representante do Ministério da Educação.

Leticia Rodrigues da Fonseca, Universidade Vale do Rio Verde (Unincor)

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Membro do Comitê de Avaliadores da Revista Gestão & Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Controladoria e Finanças" do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. Áreas de Pesquisa: aprendizagem; aprendizagem contínua; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; gestão da sustentabilidade; estratégia em organizações sustentáveis.

Sheldon William Silva, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial e graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

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Publicado

30/04/21