INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Poliana Lourenço Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Departamento de Administração - ADM
  • Clarissa Melo Lima Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Departamento de Administração - ADM
  • Evaldo César Cavalcante Rodrigues Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Departamento de Administração - ADM

Palavras-chave:

Marketing Digital, Redes Sociais, Comportamento do Consumidor, Análise Multicritério de Apoio a Decisão, MCDA-C

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como a presença de uma empresa no Instagram pode influenciar na decisão de consumo. A população foi composta por pessoas que possuam perfil ativo na rede social Instagram e a amostra por 205 atores desta população. Suas opiniões foram coletadas através de questionário estruturado e para análise dos dados foi utilizado o modelo MCDA-C. Foram analisados 19 subfatores divididos em: Presença da Marca, Aparência, Legendas e Informações, Trato com o Cliente e Uso das Ferramentas. Conclui-se que todos os fatores analisados são capazes de interferirem algum grau no comportamento do consumidor. A pesquisa permitiu visualizar o quanto cada um desses fatores influencia nesse fenômeno, comparar essas influências e visualizar a influência atual da rede social. Os resultados mostram que não só a presença da empresa no Instagram se mostra crucial, como também que os gestores precisam compreender a fundo esse fenômeno, utilizando-o da melhor maneira possível para trazer resultados positivos para sua organização.

Biografia do Autor

Poliana Lourenço, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Departamento de Administração - ADM

Bacharel em Administração pela UnB

Clarissa Melo Lima, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Departamento de Administração - ADM

Doutora em Ciências Florestais pela UnB

Evaldo César Cavalcante Rodrigues, Universidade de Brasília - UnB Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Departamento de Administração - ADM

Doutor em Transportes/Logística pela UnB

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Publicado

24/02/21

Edição

Seção

Artigos