DESENVOLVIMENTO DE POTENCIAIS SUCESSORES

Authors

  • Tatiana Almendra Dutra PUC-SP e Strong Business School FGV
  • Elza Fátima Rosa Veloso FIA Business School
  • Leonardo Nelmi Trevisan
  • Lucas Santos Universidade de São Paulo (USP)

Abstract

Despite the growing need for companies to develop their potential talents, according to the literature, most of them map but do not develop these professionals. The objective of this study was to verify whether organizations are working on the development of mapped succession candidates and how it is occurring. The sample was composed of companies that voluntarily participated in the survey of the “150 best companies for you to work”, being a quantitative and population study. The Phi (Ph) correlation coefficient and basic descriptive statistics techniques were used for data analysis: mean, mode, frequencies and proportions, Analysis of Variance (ANOVA) and Regression Analysis. It was observed that most of the companies surveyed run great risks of survival in the market, as they do not have formal practices for the development of professionals mapped as potential successors and those that do still use training as a form of development as a priority, although the literature criticizes its effectiveness.

Author Biographies

Tatiana Almendra Dutra, PUC-SP e Strong Business School FGV

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-SP, assunto: Sucessão gerencial em empresas não familiares, doutorado concluído de 2020 e mestrado concluído em 2015; MBA em Administração pela FIA/FEA/USP (2001); Pós-graduação em Consultoria de Carreiras pelo PROGEP/FIA (2006); Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2015) e Graduação em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (1998). Atuação como coordenadora técnica de pós-graduação e professora na FIA/FEA/USP, Fundação Instituto de Administração, Strong ESAGS FGV, Grupo Educamais, UNIP, SENAC e Belas Artes e como professora convidada da FEA/USP , FMU e Universidade Ibirapuera. Autora do Livro Processo Sucessório Conceito e Prática (2016) e Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros (2017) ambos pela Editora Atlas em parceria com o Prof. Joel Souza Dutra. Responsável pela estruturação e elaboração de programas de pós-graduação e extensão universitária desde 2001, pelo CEATS, Centro de Empreendedorismo Social e terceiro Setor e pelo PROGEP, Programa de Gestão de Pessoas, ambos da FIA. Atuação como consultora na área de gestão de pessoas em parceria com organizações como a FIA, Fundação instituto de Administração e Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, elaborando e implantando projetos prioritariamente nas áreas de: sucessão gerencial, assunto no qual vem estudando e se especializando no mestrado e doutorado; carreira; educação corporativa; e desenvolvimento de lideranças e processos de gestão de pessoas em organizações públicas, privadas e não governamentais. Experiência com coaching e aconselhamento de carreira para clientes corporativos e individuais. Pesquisadora pelo CEATS de 2001 a 2006 compondo a pesquisa Alianças Intersetoriais para Atuação Social e Valorização e Formação Profissional.

Elza Fátima Rosa Veloso, FIA Business School

É livre docente, doutora (com pós-doutorado), mestre e graduada em Administração. Título de Mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CAPES (2003); Doutorado Sanduíche FEA-USP / Northern Illinois University (NIU), com título de Doutor obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009), mesma instituição na qual realizou o pós-doutorado, com bolsa FAPESP (2015), e o concurso de livre docência (2017). Em 2008, realizou Estágio de Doutorando, com bolsa CAPES, na Northern Illinois University (NIU) e cursou a disciplina Organizational Behavior, em nível PhD, na University of Illinois at Chicago (UIC). Atualmente, é professora da pós-graduação stricto sensu, atuando no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Nessa instituição, além de atuar como docente no Mestrado e na Graduação em Administração, é Coordenadora Executiva e professora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP), no qual conduz o módulo Carreira e Sucessão do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. Nesse curso e no MBA-RH, é a responsável pelo processo de elaboração de monografias. É também professora na graduação e na pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas. É pesquisadora do grupo de pesquisa em Gestão de Carreira, Liderança e Processo Sucessório, da FEA-USP, e segunda líder do grupo Trabalho, Carreira e Tecnologia, da PUC-SP. A parceria entre esses dois grupos gerou a publicação científica quadrimestral, da qual é editora, a Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), indexada no sistema Qualis/Capes. Tem experiência de mercado no setor bancário e acadêmica na área de administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão de carreira e sucessão, comportamento organizacional, clima organizacional, gestão de pessoas e metodologia do trabalho científico.

Leonardo Nelmi Trevisan

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutorado, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Como Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Economia e na Pós-Graduação em Administração, coordena o Grupo de Pesquisa Gestão de Carreiras e Transformação no Trabalho site: www.pucsp.br/carreiras É Editor Responsável da Revista de Carreiras e Pessoas, periódico científico integrante do sistema Quallis. É também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista, desde 1976, em diferentes jornais e revistas, com experiência nas áreas de Mercado de Trabalho, Economia e Relações Internacionais.

Published

23/08/21