“OLÁ, POSSO TE AJUDAR?”
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR
Resumo
A expansão crescente da Inteligência Artificial (IA) em várias áreas funcionais da Administração tem atraído muitas empresas a investir em dispositivos tecnológicos e em inovações que encantem e facilitem o cotidiano dos consumidores, tornando-os mais suscetíveis as comodidades ofertadas. Apesar do aspecto utilitário e das benfeitorias apresentadas pela IA, percebe-se que consequências advindas dessa interação homem/máquina permanecem ignoradas e/ou desconhecidas, podendo gerar uma condição de vulnerabilidade para o consumidor. Logo, este ensaio busca debater, de modo crítico-reflexivo, a possibilidade do consumo de inteligência artificial potencializar a vulnerabilidade do consumidor por meio da geração de informações para as organizações. Pretende-se, com a discussão do ensaio, o fomento de novos trabalhos que abordem o estado de vulnerabilidade gerado via interações do indivíduo por meio destas inovações tecnológicas e como estas podem afetar a sociedade, de uma forma geral.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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