GESTÃO EXISTENCIAL DE PESSOAS: ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES VIDA-TRABALHO

Authors

Abstract

In the last decades, the work organization and workers’ management have faced many challenges, especially due to intense and complex transformations we are witnessing. Regarding Human Resource Management (HRM), new elements arise, significantly modifying how we work, live, and relate to each other, that is, referring to human existence itself. In this essay, we propose a new analytical lens to the HRM, called Existential People Management. We argue that management takes place from the life-work relationship in which aspects related to labor flexibility and digital technological ubiquity intertwine. The Existential People Management is reflected, for instance, in the capture of individual worker subjectivity. By proposing this new concept, this essay opens new possibilities and investigative paths to analyze contemporaneous organizational practices and discourses.

Author Biographies

Renato Colomby, IFPR

Doutor e Mestre em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS).  Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração e responsável pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. Como pesquisador, dedica-se aos temas, que observam às seguintes ênfases: i) polissemia do trabalho; ii) histórias de vida e trajetórias profissionais; iii) diversidade e direitos fundamentais; iv) gestão de pessoas e relações de trabalho

Laura Alves Scherer, UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração; Doutora em Administração (2020) na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com realização de doutorado-sanduíche na Université Paris-Dauphine (França); Mestre em Administração (2013), na linha de pesquisa Organizações, Estruturas e Pessoas pela Universidade Federal de Santa Maria; MBA em Recursos Humanos e Marketing (2012) e Bacharel em Administração - Habilitação em Comércio Exterior (2009) pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Pesquisadora do OIC - Observatório Internacional de Carreira e do GESTA - Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas. Tem interesse em temáticas relacionadas ao comportamento humano nas organizações, trabalho, gestão, empreendedorismo, subjetividade, resiliência, cultura, fronteira, expatriação, imigração, refúgio e outras formas de mobilidade relacionadas a trabalho e carreira.

Márcia Vaclavik, UFRGS / UCS

Doutora em Administração na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (PPGA/EA/UFRGS), é Mestre em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão (PPGA/EA/UFRGS), e graduada em Administração na área de Produção e Sistemas (EA/UFRGS). Atualmente, é bolsista PDJ do CNPq, vinculada ao PPGA/Universidade de Caxias do Sul (UCS) como pesquisadora de pós-doutorado. É docente no IFSul-rio-grandense no campus Sapucaia do Sul, na área de gestão e negócios. É pesquisadora do OIC - Observatório Internacional de Carreira e do GINEIT - Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho. Na docência, tem mais de 10 anos de experiência no ensino superior de graduação, pós-graduação e extensão, presencial e à distância (UFRGS, FAPA, FASEG, UNICNEC, UCS, FSG, FABE).

Published

04/05/22