DIVERSIDADE DO CONSELHO E ÍNDICE ICO2: GÊNERO IMPORTA?

Authors

  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios
  • Fernanda Ernesto Machado Félix Castro Universidade Federal de Uberlândia
  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

This study analyzed if the diversity of the board of directors (age and gender) influences the sustainability of firms that participate in the Brazil 50 Index (IBRX50), from 2017 to 2020. As a complement, the study analyzed the role of family control in sustainability. The B3 ICO2 index was adopted as a sustainability proxy, assuming a value of 1 for firms belonging to the index and 0 otherwise. For board diversity, it adopted the number of women on the board and a dummy variable for millennials (27 to 42 years old). The logistic regression method was used since the dependent variable (sustainability) is binary. As main results, we find that the presence of women on the Board of Directors has a positive relationship with the ICO2 index of Brazilian firms; and that larger firms with higher market value are more likely to belong to the ICO2 index.

Author Biographies

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro.

Fernanda Ernesto Machado Félix Castro, Universidade Federal de Uberlândia

Economista, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Gestão de Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2020). Certificado CPA-20. Experiência profissional na área de Gerenciamento de Projetos, Consultoria de Empresas. Atualmente, Mestranda em Gestão Organizacional e Regionalidade com ênfase em Finanças na FAGEN -UFU.

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Danilo de Oliveira Sampaio é Professor Associado, lotado no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado em Administração/Comportamento do Consumidor pela Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto, Portugal. Possui doutorado em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/Cepead-2012), mestrado em Administração (Universidade Estácio de Sá/2004) e graduação em Administração (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF-1993). Atua na graduação e pós de Administração de Empresas e Adm. Pública (presencial e a distância). Ex-chefe de departamento e ex-Coordenador de Pesquisa e do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) na FACC/UFJF. No momento está coordenando o MBA em Gestão Comercial e Vendas. Temas de pesquisa: comportamento do consumidor, consumo, objetivos do desenvolvimento sustentável/ONU, o professor de marketing, marketing internacional. Têm 39 artigos publicados em periódicos e 56 em congressos no Brasil e exterior, 57 orientações de graduação, 5 de mestrado, 2 de doutorado e participação em bancas de graduação e mestrado. Participa de 03 grupos de pesquisa e está como líder do grupo de pesquisa DESCOR, registrado pelo CNPq e UFJF. É parecerista de periódicos e congressos nacionais e internacionais. Realiza palestras e como convidado leciona a convite em Instituições de prestígio nacional e internacional. Atuou em organizações na área de marketing e vendas, com destaque para Nestlé, Pepsico, Embratel/Brasil Center, Cisper/O-I, Mesbla/Renner. Foi um dos fundadores-membro da Campe em 1992 (Empresa Júnior de Consultoria da FACC/UFJF). É membro do European International Business Academy (EIBA - UK) e participa de trabalhos junto ao World Association for Sustainable Development (WASD-UK). Também é membro do Grupo SCORAI (Sustainable Consumption Research and Action Iniciative), que trata sobre consumo sustentável.

Published

24/02/23

Issue

Section

Artigos