WORKFORCE DIMENSIONING IN PUBLIC SERVICE

HOW TO INCORPORATE COMPETENCES?

Authors

Abstract

This study aims to report the implementation of a Workforce Dimensioning (WD) method that allowed a Brazilian public organization of the Judicial Power to identify and integrate the professional profile based on competences into their WD processes. The research involved collecting data related to the work routine of 111 units of a public institution of the Brazilian judiciary system, such as productivity, quantity, and duration. The results indicated the professional profile required by each of the 111 participating units and pointed out a deficit of 98 civil servants. Based on this, the applied methodology can indicate to the researched institution, in a technical way, how to raise and attract the appropriate number of personnel based on the competence profile of the servants. It is expected that this approach can help the studied organization to achieve a more efficient management of its workforce and, consequently, improve its personnel practices.

Author Biographies

Thiago Almeida da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Administração pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA com bolsa de estudos integral (2011). Pós-graduado Latu sensu em Gestão Empresarial 2017 e em Gestão financeira pela Universidade Federal do Pará 2020, Mestre em Administração, pelo Programa de pós-graduação - PPGAD da UFPA 2023. Atualmente é colaborador no Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional GESTCOM da UFPA, onde atua como pesquisador em projetos voltados implantação do modelo de Dimensionamento da Força de Trabalho, Gestão por Competências, Trilhas de Aprendizagem e Clima Organizacional em instituições públicas brasileiras.

Ramos Ramos, Universidade Federal do Pará

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2013). Formação complementar em Gestão de Pessoas pela Instituição Estratego (2013). Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2015). Pós-Doutorado no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento entre os anos 2015 e 2017. Possui experiência na área de Psicologia Organizacional atuando nas suas diferentes sub-áreas. Apresenta inserção em projetos de pesquisa ligados à Administração Pública, especialmente no tema de Gestão por Competências. Atua como Vice-Coordenadora do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (UFPA). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Gottardo Dias, Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (PPGTPC/UFPA). Pesquisador do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional - GESTCOM/UFPA. Desenvolveu atividades em pesquisa com Modelo Animal de Depressão, Mapeamento de Competências, Diagnóstico de Clima Organizacional e em Recrutamento e Seleção de Pessoas. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e trabalha com projetos de Gestão por Competências, Dimensionamento de Força de Trabalho, Desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem, Desenho Instrucional e pesquisa aplicada às Organizações. 

Thiago Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente faz parte da Comissão Científica do XI CBPOT e trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Published

22/02/24