A INDÚSTRIA 4.0 E AS INOVAÇÕES EM SUPRIMENTOS

INDUSTRY 4.0 AND INNOVATIONS IN SUPPLY: STRATEGIC SOURCING APPLICATION CASE STUDY

Authors

Keywords:

Supplies, Management model, Automation, Innovation, Logistic, 4.0 Industry

Abstract

The companies’ supply department aims to meet organizational needs, generating their integration and development. Using an appropriate management model in conjunction with the transformations arising from Industry 4.0 may represent the creation of competitive advantage and innovation in the corporate environment. In this article, the objective was to describe the opportunities for automation of supply processes in the light of the context of industry 4.0 for the supply department in a company providing services in the branch of logistics operation located in the Metropolitan Region of Belo Horizonte. For that, we opted for the development of a descriptive research, with a qualitative approach and exploratory-descriptive objective. A semi-structured script was used to conduct in-depth interviews with purchasing professionals from the organization's supply department that is the object of this study. The results show that the company defined the management model according to its growth and the need for greater control of the department's management indicators, thus allowing to identify possible automation in processes using, above all, the principles of industry 4.0 for the activities of the management at the supply department.

Author Biographies

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 22 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. Possui 55 orientações concluídas (sendo 2 Teses de Doutorado, 32 Dissertações de Mestrado, 20 trabalhos de conclusão de curso em Especialização, 1 trabalho de conclusão de curso em Graduação, 2 Projetos de Pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (2 bolsas para graduandos) e 1 Estágio Supervisionado em Arquivologia. Atualmente, orientador em 9 projetos de pesquisa de Pós-Graduação stricto sensu (PPG-GOC), sendo 6 doutorandos e 3 mestrandos, e 1 projeto de pesquisa com apoio da PRPq UFMG e PROBIC/FAPEMIG (1 bolsa para graduandos). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge Innovation", no CNPq. Mentor e palestrante, e Membro do Editorial Review Board da The Bottom Line Journal of Emerald.

Marcelo Agenor Espíndola, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração pela FACED (Bacharel). Possui também licenciatura em Administração por meio da Pós-Graduação em Formação Pedagógica para Docentes na Faculdade Paulista São José. Por dez anos atuou nas áreas de planejamento e gestão nas empresas VLI (Valor Logística Integrada), Gerdau Aços Longos e Fundação Bradesco. Atua como docente na Faculdade de Nova Serrana - FANS com experiência nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas e Métodos de Pesquisa e Senac Minas com experiência nas áreas administrativas, finanças, planejamento de produção, logística, gestão estratégica de pessoas e gestão de competências. Na instituição Senac Minas leciona nos cursos de aprendizagem comercial, técnico e formação inicial continuada. Atua também como Pesquisador do Projeto de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq.

Bráulio Alaor da Silva Queiroz, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA (2021). Possui graduação em Administração com ênfase em empreendedorismo e gestão estratégica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).

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Published

26/04/24