Relacionamento em bancos comerciais: a adaptação de escalas

Autores/as

  • Marlusa Gosling UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N1ART21

Palabras clave:

marketing de relacionamento, bancos, escalas

Resumen

Frente à crescente concorrência global, o marketing de relacionamento, baseado na manutenção de clientes lucrativos, tem sido uma alternativa para diversos segmentos. Especificamente, o marketing de relacionamento mostra-se adequado ao setor de serviços, já que há possibilidade maior de interação direta com os clientes. Por esse motivo e também pela inerente troca de informações com os clientes, várias instituições bancárias têm usado estratégias de relacionamento. Pretendeu-se, neste artigo, adaptar as escalas propostas por Morgan e Hunt (1994) para o contexto bancário brasileiro. A avaliação da confiabilidade simples e composta mostrou que o instrumento desenvolvido é adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Marlusa Gosling, UFMG

Publicado

30/06/03

Número

Sección

Artigos