STATUS CONSUMPTION: DOES IT MATTER FOR BRAZILIAN YOUNG ADULTS?

Autores/as

  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP/SC)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Laleska Lebioda na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6154

Palabras clave:

Marketing, Status, Consumo, Jovens Adultos

Resumen

The changes in consumption behavior of Brazilians are the scope of many studies in the last years. However, some common managerial assumptions, as an example, that Brazilian young adults used to have status consumption, do not have enough empirical studies to explain or support these generalizations. Therefore, this study is designed to investigate the Brazilian young adults’ status consumption behavior. So, we outlined a multimethod research, through a survey with 548 Brazilian young adults and a confirmatory focus group with eight young adults. The results show that: (1) Brazilian young adults do not like to be recognize as status consumers, even though they are; (2) The consumption-oriented to gain status is not related to goods, but to experiences; and, (3) The motivations driving young adults to have status consumption in Brazil are high social recognition function and, consumption driven by a tangible component (quality) and an intangible component (brand).

Biografía del autor/a

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP/SC)

Doutora em Administração (2017), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing (2009) e Especialista em Gestão Empresarial (2011) pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Mestra em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Visiting Scholar no departamento de estratégia e negócios internacionais da Sawyer Business School - Suffolk University, em Boston (EUA) (2016). Participou do Marketing Executive Program e Business English Program na Ohio University (EUA) (2017). Atua como docente em cursos de graduação (2014-atual), em cursos de Especialização (2017-atual) e como docente permanente no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (2017-atual) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordena o Curso de Administração da UNIARP/ Campus Caçador (2018-atual). Integra o Conselho Universitário (CONSUN) da UNIARP (2018-atual). É consultora ad hoc do MEC/ INEP (Portaria 430/2018). Anteriormente, coordenou o Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da UNIARP (2016-2018). Trabalhou como docente no curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI) / UCEFF(2012-2015; 2018). Teve experiência executiva na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (07/2014-02/2017) e técnico-administrativa em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos (2005-2014). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, marketing e sociedade e inovação.

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e chefe do Departamento de Ciências Administrativas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e internacionalização de empresas

Laleska Lebioda, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra e Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (2012-2016). Possui interesse de atuação e pesquisa nas áreas de empreendedorismo, estratégia e inovação. 

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Publicado

05/09/19

Número

Sección

Artigos