BRASIL E ÍNDIA: CULTURAS TRANSNACIONAIS E APRENDIZAGEM GERENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART627Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Aprendizagem. Gerentes. Brasil. Índia.Resumo
O presente estudo de caso de uma multinacional de origem indiana, sediada há três anos no Brasil, objetiva analisar a infl uência da cultura de origem na prática gerencial e na aprendizagem de gerentes indianos e brasileiros. Em uma relação bilateral entre profi ssionais de uma empresa multinacional, a relação entre cultura e aprendizagem pode ser determinante na difusão de práticas de gestão. A pesquisa realizada com gerentes brasileiros e indianos revelou uma incompatibilidade entre os comportamentos gerenciais de ambos, o que torna o processo de aprendizagem gerencial limitado. Conclui-se que as peculiaridades referentes à cultura, hierarquia, controles e dedicação ao trabalho de brasileiros e indianos são muito marcantes e infl uenciam seus estilos gerenciais. Além disso, o processo de aprendizagem bilateral e a formação de uma cultura transnacional somente poderão iniciar quando indianos e brasileiros abandonarem as resistências, aceitando e adaptando-se uns aos outros. Sugere-se continuar o estudo nesta organização e realizar pesquisas em outras empresas transnacionais.Downloads
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