ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Vagner Horz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Anderson Betti Frare Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palabras clave:

Orientação Empreendedora, Empreendedorismo Público, Instituições de Ensino Superior.

Resumen

O estudo objetivou verificar a intensidade da Orientação Empreendedora (OE) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Sul do País, conforme as dimensões estipuladas por Lumpkin e Dess (1996) e Miller (1983). A metodologia possui viés quantitativo, mediante survey, com uma amostra de 126 servidores. Validou-se os indicadores por meio da Análise Fatorial Exploratória e utilizou-se estatística descritiva para verificar a intensidade dos construtos. Os achados sugerem a presença das dimensões na seguinte escala decrescente: Proatividade; Agressividade Competitiva; Autonomia; Assunção de Riscos e; Comportamento Inovador. Desta maneira evidencia-se o intuito dos servidores em buscar oportunidades que facilitem os procedimentos cotidianos, manifestação de disposição para constante readaptação no setor, e existência de liberdade para desenvolverem e amadurecerem novas ideias. De forma geral, constata-se a existência de barreiras devido à pouca flexibilidade nestas organizações, o que aparentemente torna-se um fator restritivo de inovação e assunção de potenciais oportunidades atreladas ao risco.

Biografía del autor/a

Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Tem experiência na área de Ciências Contábeis. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e com Especialização em Gestão Estratégica em Gestão de Pessoas pela Universidade Franciscana - UFN. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Anderson Betti Frare, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças - NUPECOF e desenvolve pesquisas nas áreas de Controle Gerencial e Controladoria.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2006), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (2009) e Doutor em Ciências Contábeis (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professor efetivo do curso de Ciências Contábeis e do PPG em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Membro da Acadêmia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Conselheiro no CRCRS e Membro da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visem o Aprimoramento do Ensino Contábil no País no CFC. Possui interesse em pesquisas sobre Teorias para a Contabilidade, História da Contabilidade, Regulação e Controle.

Publicado

17/03/21

Número

Sección

Artigos