ALINHAMENTO ESTRATÉGICO INFORMACIONAL NA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS

Autores/as

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cláudio Rogério Washizo Caruso Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N1ART89

Palabras clave:

indústria de medicamentos, farmácias e drogarias, gestão da informação, alinhamento, cadeia de suprimentos

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar o nível de alinhamento das dimensões da informação entre dois elos da cadeia de suprimentos, a indústria de medicamentos e as farmácias e drogarias segundo a abordagem da gestão da cadeia de suprimentos. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 85 empresas, sendo 51 delas varejistas de farmácias e drogarias e 34 fabricantes de medicamentos, localizadas na região metropolitana da cidade de São Paulo, SP. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva, com aporte quantitativo, tendo os dados sidos coletados por meio de um questionário estruturado com questões fechadas. Os resultados evidenciaram que ocorre o alinhamento em padrões pouco significativos entre as dimensões da informação quando comparados os dados informacionais desses dois elos pesquisados. Como essa evidência contrasta com a literatura que defende que a gestão da cadeia de suprimentos deve apresentar elevado alinhamento estratégico das informações com seus parceiros, foram formuladas algumas hipóteses sobre essa constatação.

Biografía del autor/a

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Silvio Popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cláudio Rogério Washizo Caruso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado

30/04/07

Número

Sección

Artigos