ALGUMAS EVIDÊNCIAS SOBRE O PAPEL DAS REDES DE RELACIONAMENTO E EMPREEENDEDORISMO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART110Palavras-chave:
Empreendedorismo Internacional, Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas, Redes de RelacionamentoResumo
A partir da abertura comercial no Brasil, iniciada nos anos 1990, as empresas nacionais começaram a competir fortemente com empresas estrangeiras, sendo necessária uma rápida modernização em suas estruturas para manterem-se no mercado. Logo percebeu-se a necessidade da internacionalização das empresas brasileiras como estratégia de crescimento e sustentabilidade de suas operações. Através de um estudo de caso, analisou-se o processo de internacionalização de duas médias empresas brasileiras, com o objetivo de compreender como a rede de relacionamento influenciou neste processo. Com este estudo, pode-se concluir que o papel empreendedor do proprietário da empresa e a cultura organizacional voltada para a internacionalização foram a chave que permitiu o sucesso do processo.As empresas se utilizaram de suas redes de relacionamento para internacionalizarem- se, sendo as redes uma base essencial que fomentou a internacionalização das empresas estudadas.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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