OS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS E SUA APLICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO PERÍODO 1998-2008.

Auteurs-es

  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Nuner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N2ART117

Mots-clés :

Cenários, Metodologias de prospecção, Estratégias

Résumé

O estudo de cenários tem-se mostrado cada vez mais relevante na formulação estratégica das organizações, e ela requer conhecimento na aplicação de metodologias, que sustentem teoricamente a prospecção e escolha dos futuros possíveis, bem como na definição das estratégias a serem adotadas. O artigo apresenta as principais metodologias de prospecção de cenários, desenvolvidas por Godet (1993), General Electric (1979), Schwartz (2003), Porter (1992) e Marcial e Grumbach (2002). Discute as principais etapas propostas pelos autores para a prospecção de cenários e, a partir das metodologias, apresenta a experiência de uma organização que formulou, em 1998, os cenários que enfrentaria até 2008. Estão descritas as etapas desenvolvidas pela organização, desde a sensibilização organizacional, e os cenários utópico, realista e de crise previstos. Também estão apresentadas as ações previstas no período 1998-2008, onde se destaca a análise referente à China, vista em um cenário como concorrente e, em outro, como caminho para a expansão. Por fim, está a situação atual da organização, em que a prospecção de cenários desempenhou papel relevante na formulação e implementação estratégica, com destaque para a atuação consolidada no mercado interno e consistente no mercado internacional.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilberto de Oliveira Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina

Rogério Nuner, Universidade Federal de Santa Catarina

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publié-e

30/08/08

Numéro

Rubrique

Artigos