METODOLOGIA FUZZY PARA AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS EMPRESARIAIS

Auteurs-es

  • Pedro Paulo Silva Legey Júnior Universidade Candido Mendes
  • Lamounier Erthal Villela Universidade Estácio de Sá
  • José Geraldo Pereira Barbosa Universidade Estácio de Sá

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N1ART172

Résumé

O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia que permita quantificar os ativos intangíveis empresariais, a fim de contribuir nas decisões sobre investimentos. Para tanto, a metodologia desenvolvida foi aplicada em grande empresa de navegação para medir seus indicadores de capital humano, estrutural e de relacionamento em sua área de tecnologia da informação. A Lógica Fuzzy foi empregada para quantificar a percepção dos grupos sobre os indicadores e reduzir as incertezas oriundas da linguagem natural. Os resultados representaram um apoio para tomadas de decisão sobre investimentos em ativos intangíveis. A aplicação periódica da metodologia permitirá avaliar os efeitos das decisões dos gestores em outros momentos, contribuindo para o planejamento e controle gerencial, e colaborando para a valorização dos ativos intangíveis da empresa. Os resultados obtidos são específicos da empresa estudada, mas validaram a aplicação e o uso da metodologia em outras empresas.

Bibliographies de l'auteur-e

Pedro Paulo Silva Legey Júnior, Universidade Candido Mendes

Lamounier Erthal Villela, Universidade Estácio de Sá

José Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estácio de Sá

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Publié-e

31/03/10

Numéro

Rubrique

Artigos