PRÁTICAS DE CONTROLE E RESISTÊNCIA NO COTIDIANO DE PROFESSORAS DO ENSINO SUPERIOR

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Mots-clés :

Práticas, Controle, Resistência, Professoras, Ensino Superior

Résumé

Esta pesquisa está focada nos Estudos Organizacionais (EO). O objetivo foi analisar as práticas de controle e de resistência no cotidiano de professoras do ensino superior do campo de Estudos Organizacionais. A realidade social é produzida por meio de uma gama de micropráticas disciplinares cotidianas, as quais compõem poderosos discursos institucionais que constroem as subjetividades modernas. No que se refere aos ambientes escolares, chama-se a atenção para o uso de dispositivos de controle e de vigilância nas atividades acadêmicas. Porém, nas relações de poder, existe obrigatoriamente a possibilidade de resistência. A abordagem foi qualitativa e foram entrevistadas 12 professoras do campo de Estudos Organizacionais. Adotou-se a análise de conteúdo categorial. Identificou-se cinco categorias de práticas de controle e vigilância: práticas legais-normativas; práticas objetivas; práticas subjetivas; práticas tecnológicas; e práticas político-ideológicas. As práticas de resistência variaram entre “enfrentamento” e “fazer o melhor que possível”. Foram identificados elementos das estratégias políticas: Gestão, Mercado e Performatividade nas Instituições de Ensino.

Biographie de l'auteur-e

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto III da UFPE, no Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Atuo nas áreas de Organizações, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino Pesquisa e EAD.

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Publié-e

19/04/24

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