Participação do usuário como fator determinante de qualidade e valor em consultoria fitness

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Mots-clés :

Marketing, Serviços, Cocriação, Consultoria Fitness Online, Experiência

Résumé

Objetivo: verificar como o comportamento de cocriação dos usuários de serviços de consultoria fitness online, associa-se com a qualidade do serviço e o valor percebido na experiência do usuário do serviço. Originalidade/Valor: A pesquisa aponta que as relações teóricas do serviço de consultoria fitness online são plausíveis, considerando sua natureza relacional. Ela oferece informações valiosas para empreendedores e traz insights sobre atração e envolvimento dos usuários, qualidade do serviço e percepção de valor, além de ajudar na gestão e no marketing organizacional. Métodos: Aplicou-se um questionário online a amostra não probabilística de 450 respondentes. As análises estatísticas multivariadas foram realizadas com auxílio do SPSS, versão 23 e JASP. Estimou-se a Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equação Estrutural por meio do método Robust Diagonally Weighted Least Squares. Verificou-se a consistência interna dos dados por meio dos coeficientes ômega de Mcdonald e alfa de Cronbach, e Confiabilidade Composta. Atestou-se a validade do instrumento através da validade discriminante e a validade convergente. Resultados: As estimativas indicam uma relação positiva entre Participação no Processo Decisório e Qualidade do Serviço, e entre o Comportamento de Cocriação Valor Percebido. E relações moderadas entre os outros construtos observados. Conclusões: no serviço de consultoria fitness online, a qualidade do serviço é atestada por meio da inclusão e integração do usuário do serviço, quanto à participação no processo do serviço. O valor está associado ao custo benefício e ao valor social gerado no uso do serviço por meio do comportamento de cocriação, no serviço de consultoria fitness online.

Bibliographies de l'auteur-e

Thaís Ligieri Zagnoli Cunha, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNA (2010). Especialista em Gestão de negócios pela UFMG (2017). Mestra em administração pelo Centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG. Experiência profissional em análise e inteligência de mercado, com experiência em aplicar estratégias de negócios no desenvolvimento de soluções e tendências de mercado. Como empreendedor (a) tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão. Com relação a atividades de ensino e pesquisa cursei em ''regime especial" disciplinas isoladas do programa de Pós - Graduação do CEPEAD - Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais as disciplinas: Seminário em gestão de pessoas e comportamento organizacional e seminário em estratégia de marketing e inovação tecnológica da linhas de pesquisa (Gestão organizacional e comportamento) e (Inovação e tecnologia).

David Chester Carvalho Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestrando Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/ Belo Horizonte/MG-Brasil. Graduou-se em Normalização e Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG (2008). Obteve um MBA em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental de UCESP (2013), além de uma especialização em Docência do Ensino Superior pela FAERPI (2015). Cursou 3 anos de Licenciatura em Educação Física na UNOPAR, com o curso posteriormente trancado. Atualmente, encontra-se matriculado no curso de Bacharelado em Administração na UNIFATECIE, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2024, simultaneamente ao mestrado em Administração no CEFET-MG. Participa ativamente do Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG, com ênfase em Processos e Sistemas Decisórios, focando sua pesquisa nos Processos decisórios nas dimensões dos sujeitos, agentes, organizações e sociedade. Atualmente exerce a função de gestor de pessoas e processos nas áreas de Engenharia de Processos, Sistemas de Gestão Integrados, Controle da Qualidade e Lean Manufacturing, acumulando mais de duas décadas de experiência nessas áreas.

Eduardo Teixeira Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/ DOURADOS-MS), com título de mestre, também, em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente doutorando em Administração pelo Centro de Pesquisas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG) na linha de pesquisa de Estratégia, Marketing e Inovação.  Pesquisador integrante do Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing & Turismo (NEECIM-TUR). Formação continuada em psicometria e métodos quantitativos pela Psicometria Academy. Os temas de interesse em pesquisas que estão em desenvolvimento são: Marketing de Turismo, Experiência Turística, Psicologia Positiva e Bem-estar e Métodos de Pesquisa Quantitativa.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Bacharel, mestre e doutor em Administração pela UFMG. É professor da área de Administração na graduação e na pós-graduação stricto sensu no CEFET/MG. Também atua como Coordenador Geral de Transferência de Tecnologia e Gerente da Nascente Incubadora de Empresas. Coordena o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Trabalhou em organizações como Governo de Minas, IBM Brasil, Telemar/Oi, Banco do Brasil e Câmara Americana de Comércio. Vivenciou experiências profissionais e acadêmicas na Inglaterra, Argentina, Costa Rica, Portugal e China. Foi Empreendedor Público do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de MG, atuando como gerente de projeto e avaliador de políticas públicas. Foi Chefe do Departamento de RH do Hospital Governador Israel Pinheiro. Foi consultor do Sebrae/MG para as soluções de Estratégias Empresariais. Foi Professor Substituto de Administração na FACE/UFMG, Professor Convidado de Gestão Estratégica em Telecomunicações no DCC/UFMG e Professor Convidado da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Senac/MG. Foi assistente editorial da Revista Gestão e Sociedade entre 2015 e 2017. Suas áreas de interesse são estratégia, inovação (tecnológica, gerencial e social), empreendedorismo e gestão de recursos humanos.

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19/04/24

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