CULTURA E ATITUDE EMPREENDEDORA: UM ESTUDO EM EMPRESAS NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Eda Castro Lucas de Souza Universidade de Brasília – UnB
  • Cristina Castro Lucas de Souza Depieri Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART105

Palavras-chave:

cultura, empreendedorismo, empreendedor, atitude empreendedora, individualismo, coletivismo e verticalismo, horizontalismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre cultura - dimensões individualismo / coletivismo e verticalismo / horizontalismo - e atitude empreendedora - dimensões realização, planejamento, poder e inovação. Conceitos como de empreendedorismo, empreendedor e atitude empreendedora são discutidos. Questionário contendo 36 itens foi respondido, em 2005, por 450 indivíduos, de 33 empresas brasileiras, de pequeno, médio e grande porte, no Distrito Federal. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias, bem como, regressões padrão, para as quatro dimensões da atitude empreendedora e hierárquicas, para verificar efeitos de mediação da relação entre cultura e atitude empreendedora e os efeitos da moderação nessa relação. Os resultados indicam que manifestações da cultura predizem atitude empreendedora, podendo-se concluir que essa atitude está vinculada diretamente às dimensões: cultural, psicológica, e tecnológica.

Biografia do Autor

Eda Castro Lucas de Souza, Universidade de Brasília – UnB

Cristina Castro Lucas de Souza Depieri, Universidade de Brasília – UnB

Downloads

Publicado

31/12/07