RAZÕES E ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA CONSTRUTORA ODEBRECHT

Autores

  • Vladimir Furtado Brito Faculdade Campo Limpo Paulista
  • Fabio Lotti Oliva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART152

Palavras-chave:

Internacionalização, Estratégia, Teorias de internacionalização, Empresa local, Construtora Odebrecht

Resumo

O objetivo de desse artigo é identificar as razões e estratégias de entrada nos mercados externos da Construtora Norberto Odebrecht S.A., a maior empresa de construção civil do Brasil e a segunda da América Latina, e verificar as proximidades e distâncias entre essa experiência brasileira de sucesso e os referenciais teóricos contidos na obra do economista Stephen Hebert Hymer (1960), um dos precursores em estudos sobre o tema, assim como outras escolas de pensamento econômico e administrativo mais relevantes que tratam do assunto. Foi verificado que a obra de Hymer, apesar de seus mais de 30 anos, ainda tem validade para explicar boa parte dos movimentos de internacionalização dessa empresa. Também, alguns elementos da Escola de Uppsala, assim como da Escola Nórdica de Negócios Internacionais, ajudam a explicar o processo de internacionalização dessa empresa.

Biografia do Autor

Vladimir Furtado Brito, Faculdade Campo Limpo Paulista

Fabio Lotti Oliva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

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Publicado

30/09/09

Edição

Seção

Artigos