COORDENAÇÃO DAS RELAÇÕES EM REDES DE EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART155Palavras-chave:
Redes de empresas, Coordenação, Controle, Sistema de comunicação, Aprendizagem interorganizacionalResumo
O objetivo é apresentar e discutir aparatos teórico-metodológicos adequados para explicitar os mecanismos de coordenação de redes de empresas. É um estudo do tipo exploratório, assentado na revisão da literatura, deixando evidentes duas perspectivas:- abordagem focada no controle hierárquico e no sistema de comunicação entre os agentes, e enfoque da aprendizagem interorganizacional. Ambas têm em comum a preocupação com a divisão de tarefas entre parceiros e a integração de atividades, desempenhadas individual ou conjuntamente. A principal diferença entre as duas perspectivas é o reconhecimento pelo enfoque da aprendizagem interorganizacional de que a natureza da relação e das atividades pode se modificar ao longo do tempo. Para a abordagem focada na hierarquia/controle, a natureza da interdependência entre as atividades está associada a procedimentos específicos de coordenação. Para o enfoque da aprendizagem inteorganizacional, não existem mecanismos de coordenação pré-determinados; estes se modificam ao longo do processo de relacionamento entre os parceiros.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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