O M-LEARNING COMO APOIO AO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Thais Vieira de Lima UNIGRANRIO
  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio
  • Jorge Brantes Ferreira PUC-Rio
  • Fernando Filardi IBMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5571

Palavras-chave:

Mobile Learning, inovação, Design Research, Ensino Superior, professores

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar um protocolo para o uso do mobile learning (m-learning) como modalidade complementar ao ensino presencial de Administração. Por meio da metodologia da Design Research, utilizou-se o Modelo para Análise Racional de Educação Móvel, com base na Teoria da Aprendizagem Experiencial, para desenvolver o artefato (protocolo), composto por 7 elementos: a) Questionário Diagnóstico; b) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); c) Comunidade de prática online; d) Reuniões presenciais de grupo; d) Realização de evento; e) Avaliação final; f) Grupo Focal. Os resultados indicam que o protocolo é adequado para a elaboração de estratégias e atividades de mobile learning. Foram encontradas evidências que reforçam o modelo teórico adotado neste estudo, principalmente devido aos seus aspectos sociais: interação; promoção de contextos autênticos; e formação de comunidades de aprendizagem. Os resultados também apontam barreiras no uso do m-learning, como: a resistência à mudança; o baixo grau de criticidade dos estudantes; e a exigência de uma sólida formação didático-pedagógica do professor universitário. O protocolo proposto pretende contribuir com uma nova perspectiva sobre o uso da tecnologia móvel no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Thais Vieira de Lima, UNIGRANRIO

Mestre em administração pela UNIGRANRIO.

Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

Jorge Brantes Ferreira, PUC-Rio

Doutor em Administração pelo COPPEAD do Rio de Docente do programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio – Rio de Janeiro

Fernando Filardi, IBMEC

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado em Administração do IBMEC

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Publicado

23/10/18