VALUATION – UMA CONTRIBUIÇÃO MULTICRITÉRIO ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART642Palavras-chave:
Apoio à decisão. Múltiplos critérios. Avaliação. Empresas de pequeno porte. Construtivismo.Resumo
O artigo apresenta um método que, sob a ótica construtivista, permite construir modelos para avaliar empresas de pequeno porte no Brasil, com base nas percepções e juízos de valor do investidor. Para tanto, este trabalho utilizou uma metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDAConstrutivista), que permitiu operacionalizar o método aqui proposto, a fi m de melhor refl etir o valor da empresa como negócio. Sob o ponto de vista das escolhas metodológicas de pesquisa, procurou se posicionar diante das diversas correntes teóricas da área de avaliação de empresas, em especial a visão construtivista no processo de apoio à decisão. Pelo estudo, concluise que o método proposto mais adequado considerou tantos os aspectos objetivos quanto os subjetivos, no processo de avaliação de empresas de pequeno porte, tratando de forma adequada com este problema complexo (que envolve múltiplos atores e objetivos confl itantes).Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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