VALUATION – UMA CONTRIBUIÇÃO MULTICRITÉRIO ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Mauricio Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcus Vinicius Andrade de Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professor Adjunto I - Sub Coordenador do CPGA
  • Mauricio Andrade de Lima UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART642

Palavras-chave:

Apoio à decisão. Múltiplos critérios. Avaliação. Empresas de pequeno porte. Construtivismo.

Resumo

O artigo apresenta um método que, sob a ótica construtivista, permite construir modelos para avaliar empresas de pequeno porte no Brasil, com base nas percepções e juízos de valor do investidor. Para tanto, este trabalho utilizou uma metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDAConstrutivista), que permitiu operacionalizar o método aqui proposto, a fi m de melhor refl etir o valor da empresa como negócio. Sob o ponto de vista das escolhas metodológicas de pesquisa, procurou se posicionar diante das diversas correntes teóricas da área de avaliação de empresas, em especial a visão construtivista no processo de apoio à decisão. Pelo estudo, concluise que o método proposto mais adequado considerou tantos os aspectos objetivos quanto os subjetivos, no processo de avaliação de empresas de pequeno porte, tratando de forma adequada com este problema complexo (que envolve múltiplos atores e objetivos confl itantes).

Biografia do Autor

Mauricio Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção
Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009)
e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações
pela Universidade Técnica de Lisboa (2010)
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos