EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Authors

  • Fábio Rogério de Morais Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-7348-5203
  • Carmem Augusta Varela Centro Universitário da FEI-SP.
  • Gilmara Lima de Elua Roble Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.
  • Eryka Eugenia Fernandes Augusto Centro Universitário da FEI-SP.

Keywords:

Educação corporativa, estratégia, Aprendizagem, Conhecimento, hospital,

Abstract

Este estudo aborda “educação corporativa e estratégia organizacional”, a partir da convergência de práticas que permitem entender como a educação corporativa dá suporte ao planejamento estratégico. Adotou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa, por duas razões: a complexidade das decisões, formulação e implantação das estratégias e a variabilidade das práticas educacionais em suporte aos objetivos estratégicos. As descobertas empíricas revelam que as organizações que não conseguem integrar a educação corporativa às estratégias de negócio subutilizam o potencial da informação, da aprendizagem e do conhecimento e, consequentemente, apresentam pior desempenho em tempo e recursos, no cumprimento dos objetivos estratégicos. Como meio para superar estas limitações, propomos o uso da matriz de aprendizagens e conhecimentos, integrada aos objetivos e aos resultados estratégicos esperados. Assim, todo objetivo estratégico possui o mapa de aprendizagens e conhecimentos, necessário para atingi-lo, integrado ao plano de ação baseado em competências.

Author Biographies

Fábio Rogério de Morais, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto 

Departemento de Administração

Carmem Augusta Varela, Centro Universitário da FEI-SP.

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Gilmara Lima de Elua Roble, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Professora do Ensino de Graduação e Pós-Graduação

Eryka Eugenia Fernandes Augusto, Centro Universitário da FEI-SP.

Professora do Ensino de Graduação

Published

24/02/21

Issue

Section

Artigos