HIPERMÍDIA E COMPULSIVIDADE: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ON-LINE

Autores

  • Janayna Souto Leal Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Hipermídia. Compulsividade. Comportamento de compra. On-line.

Resumo

A aplicação de recursos hipermidiáticos e o fácil acesso ao seu conteúdo no ambiente digital geraram mudanças nas relações entre anunciantes e compradores, o que pode potencializar um comportamento de compra compulsiva. Logo, este trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos indivíduos que sofrem de compulsividade sobre a atuação da hipermídia nos seus comportamentos de compra. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com nove pessoas com problemas alusivos a recorrência constante e perigosa do ato de compra, mais conhecidos como consumidores compulsivos, e observações diretas em comunidades no Facebook e um chat orientado para a ajuda de devedores anônimos. Os resultados apontam que os processos hipermidiáticos, via ambiente digital, podem instigar o comportamento de compra compulsiva, caso não se tenha atenção e cautela.

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Publicado

25/02/21

Edição

Seção

Artigos