CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL

Autores

  • Márcio Jacometti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0001-9740-7218
  • Sandro Aparecido Gonçalves Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
  • Leandro Rodrigo Canto Bonfim Universidade Estadual do Paraná - Câmpus Paranaguá

Resumo

Este artigo teve por objetivo propor uma nova tipologia para estudos sobre o conceito de conhecimento em organizações e demonstrar como o trabalho institucional influencia a sua difusão. Assim, um modelo teórico envolvendo as microfundações da institucionalização foi desenvolvido para investigar essa temática, a partir do trabalho institucional de empresas em Arranjos Produtivos Locais (APLs). A pesquisa se caracterizou como mista multimétodos, que utilizou um questionário estruturado aplicado a uma amostra de 96 empresas, construído a partir de documentos e de 17 entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes de entidades de três APLs localizados nas cidades de Arapongas, Imbituva e Londrina, no Paraná, entre 2012 e 2013. Os resultados demonstraram que o trabalho institucional influenciou o conhecimento difundido nos três APLs investigados, validando quatro das cinco hipóteses propostas pelo estudo. Deste modo, a pesquisa identificou processos pelos quais formas específicas de conhecimento vêm à tona, validando o modelo para ser utilizado em pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Márcio Jacometti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio

Licenciado em Ciências com Habilitação em Física e Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1995) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é doutorando em Administração pela UFPR, área de concentração de Estratégia e Análise Organizacional. Foi Presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009, Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação de 2002 a 2010 e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR, Campus Cornélio Procópio, desde 1996. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil de 1988 a 1997, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de Qualidade e Metodológica, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, realizando pesquisas e ministrando capacitações nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, incubadoras de empresas, estratégias, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

Sandro Aparecido Gonçalves, Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais

Doutor em Administração pela EASP/FGV.

Leandro Rodrigo Canto Bonfim, Universidade Estadual do Paraná - Câmpus Paranaguá

Doutor em Administração pela UFPR.

Downloads

Publicado

23/08/21

Edição

Seção

Artigos