CONSUMO CONSCIENTE, VALOR E LEALDADE EM PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS

Autores

  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul
  • FABIANO LARENTIS Universidade de Caxias do Sul
  • Adilene Mattia Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART975

Resumo

RESUMO

O consumo consciente vem sendo apontado como uma alternativa para a preservação econômica e social de nosso planeta. O consumo consciente pode ser caracterizado a partir de quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade ou planejamento. Assim, quanto mais consciente o consumidor, maior sua percepção de valor (qualidade e benefícios percebido) com relação aos produtos ecologicamente corretos. O valor para o consumidor afeta positivamente a lealdade (lealdade verde). A relação entre as quatro dimensões do consumo consciente e o valor percebido e a relação entre valor para o cliente e a lealdade são mais fortes em situações de consumo de maior envolvimento. Tendo em vista estas relações, este estudo tem por objetivo propor um framework teórico que relaciona as dimensões do consumo consciente, o valor percebido em produtos ecologicamente corretos, a lealdade e o envolvimento, como formas de melhor  entender a estrutura do comportamento do consumidor consciente.

Palavras-chave: dimensões do consumo consciente, produtos ecologicamente corretos, valor percebido, envolvimento, lealdade verde

Biografia do Autor

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

FABIANO LARENTIS, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Adilene Mattia, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Programa de Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

17/12/12

Edição

Seção

Artigos