IDENTIDADE E REPRESENTATIVIDADE NA PÓS-MODERNIDADE
Palavras-chave:
Identidade – Moda – representatividade – minorias sociaisResumo
Nos últimos tempos, temos nos deparado com alguns artistas com um discurso voltado para o empoderamento das minorias, a valorização de estéticas marginalizadas, a luta contra a opressão social e o respeito à diversidade. Conhecidos como parte integrante da "geração tombamento", artistas e jovens dos grandes centros urbanos questionam padrões de comportamento estabelecidos, transmitindo mensagens de orgulho. A própria palavra que define essa geração de artistas, "tombamento", reforça a questão do orgulho.
Será que o discurso e a estética da geração tombamento já chegou ao mainstream? Será que a moda, enquanto fenômeno mutante, e que a partir da segunda metade do século XX, passou de um lugar definido, limitado ou limitante, para um lugar de pluralidade, mais democrático, vive um momento de inclusão? Será que isso vai ser realmente incorporado aos sistemas da moda, ou trata-se de uma modinha? Propomos, então, uma reflexão sobre moda, identidade e representatividade por meio da análise de alguns comerciais de moda e beleza exibidos na televisão.
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