Juventude e sexualidade: análise das campanhas da marca Calvin Klein Jeans (1992-2017)

Autores

  • Natália Preis de Faveri UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina)
  • Daniela Novelli UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina)

Palavras-chave:

Publicidade, Jeans, Juventude, Apelo sexual, Fetiche

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo identificar os principais códigos utilizados pela Calvin Klein Jeans, no que diz respeito ao uso apelativo da sexualidade em campanhas veiculadas nos anos 1992, 1998, 2005, 2012 e 2017. O estudo ora apresentado caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter exploratório, do tipo descritivo, de natureza qualitativa, com levantamento bibliográfico sobre o tema e análises de campanhas fotográficas da marca, a partir da metodologia semiótica aplicada de Martine Joly (1996). Tais anúncios produzem um discurso fetichista, com a presença de apelo sexual e estereotipificação do corpo feminino jovem. Os resultados vindos das análises confirmaram apontamentos levantados ao longo da fundamentação teórica: como o jeanswear esteve presente junto à juventude nas revoluções sexuais, as campanhas vinculadas a este segmento utilizam-se da sexualidade para fazer comunicação com o seu público-alvo, os jovens, persuadindo o que eles querem ver ou ser. Por isso, no caso da marca analisada, a sexualidade foi e ainda é bastante explorada, com a presença constante da nudez, de modelos com aparência jovem, sensual e com expressões provocativas, da interação entre os modelos e poses que lembram relações sexuais.

 

Biografia do Autor

Natália Preis de Faveri, UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina)

Oitava fase do curso Bacharelado em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Daniela Novelli, UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina)

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC).  Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000).

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Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos