Slow fashion: conceitos que estabelecem essa cultura de consumo – uma revisão

Autores

  • Leticia Nardoni Marteli Universidade Estadual Paulista
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista
  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista
  • Franciele Menegucci Universidade Estadual Paulista
  • Maristela Gomes de CAMARGO
  • Meriele Figueiredo VITO

Palavras-chave:

Upcycling. Design. Sustentabilidade. Slow fashion. Moda.

Resumo

A sustentabilidade é um dos grandes desafios do design devido ao consumo exacerbado de produtos que resultam no desuso e, (in)consequente, no descarte. O consumo consciente é uma tendência caracterizada pela forma desacelerada de produzir e comprar artigos de moda, bem como reuso de materiais em formas que não agridam o meio ambiente, através de técnicas artesanais, que juntas denominam o upcycling. Nesta concepção, fica clara a necessidade de aproveitamento dos retraços, utilizando e adequando formas estéticas para novos produtos, assim as empresas poderiam se beneficiar, além de promover a visibilidade de um produto inovador, valorizando esse recurso de aproveitamento, sendo possível realimentar a indústria da moda com objetos sustentáveis. A partir destes pressupostos, o objetivo deste estudo foi entender o movimento slow fashion e apresentar técnicas do design de superfície como alternativas para inovações estéticas em produtos vinculados ao conceito upcycling. Para isto, são apresentados e discutidos conceitos que estabelecem essa cultura de consumo.

 

 

Biografia do Autor

Leticia Nardoni Marteli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre Docente de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Franciele Menegucci, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

20/09/20

Edição

Seção

Artigos