INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE HDTV NO BRASIL

Autores

  • Daniel da Hora Alves Lima Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
  • Luis Fernando Hor-Meyll Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART1022

Palavras-chave:

, Comportamento do consumidor, difusão de inovações, barreiras à adoção, HDTV, inovadores

Resumo

Três anos depois do lançamento da TV digital no Brasil, sua penetração ainda é pequena. O consumidor de conteúdo em alta definição tem sido principalmente assinantes de TV paga, em geral famílias com renda elevada, mas potenciais formadores de opinião. Para identificar estímulos e barreiras à adoção da TV por assinatura em alta definição (HD), quinze potenciais usuários foram entrevistados. Em seguida, um survey foi conduzido em amostra de 348 assinantes de TV paga que não contratavam pacotes HD. Os dados foram tratados por técnicas de data mining e árvore de decisão, identificando-se a relação entre atributos do serviço de HD percebidos e a intenção de contratá-lo. Os resultados sugerem que a disponibilidade de conteúdo em HD, recursos percebidos, renda familiar e a percepção de facilidade de uso da tecnologia têm impacto significativo na intenção de adoção de um serviço por assinatura de HDTV.

Biografia do Autor

Daniel da Hora Alves Lima, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Mestre em Administração de Empresas (PUC-RJ)

Gerente do Departamento de Tecnologia de Comunicação e Informação

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Av. República do Chile, 100 – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 9148-0579

dlima@bndes.gov.br

Luis Fernando Hor-Meyll, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Administração

Marketing

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ)

Professor Assistente

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rua Marques de São Vicente 225 – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2138-9201

jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção (PUC-RJ)

Professor Associado

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rua Marques de São Vicente 225 – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2138-9201

jorge1319@gmail.com

Downloads

Publicado

17/12/12

Edição

Seção

Artigos