INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE HDTV NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART1022Palavras-chave:
, Comportamento do consumidor, difusão de inovações, barreiras à adoção, HDTV, inovadoresResumo
Três anos depois do lançamento da TV digital no Brasil, sua penetração ainda é pequena. O consumidor de conteúdo em alta definição tem sido principalmente assinantes de TV paga, em geral famílias com renda elevada, mas potenciais formadores de opinião. Para identificar estímulos e barreiras à adoção da TV por assinatura em alta definição (HD), quinze potenciais usuários foram entrevistados. Em seguida, um survey foi conduzido em amostra de 348 assinantes de TV paga que não contratavam pacotes HD. Os dados foram tratados por técnicas de data mining e árvore de decisão, identificando-se a relação entre atributos do serviço de HD percebidos e a intenção de contratá-lo. Os resultados sugerem que a disponibilidade de conteúdo em HD, recursos percebidos, renda familiar e a percepção de facilidade de uso da tecnologia têm impacto significativo na intenção de adoção de um serviço por assinatura de HDTV.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.