RECONCILIANDO O MODELO DE UPPSALA COM A PERSPECTIVA DE NETWORKS: REVISÃO CRÍTICA E INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1183Palavras-chave:
Modelo de internacionalização de Uppsala, Redes de relacionamento, Internacionalização de empresasResumo
O modelo de Uppsala (M-U) é uma das mais importantes abordagens teóricas de processos de internacionalização e recentemente ele foi extensivamente atualizado. O objetivo deste artigo foi analisar a evolução do M-U original até o revisado, que incluiu definitivamente a perspectiva de networks. Foram levantadas as críticas ao modelo baseadas nessa perspectiva, apresentada sua base conceitual e sua contribuição ao M-U. Ao explicar as premissas e o mecanismo de internacionalização do modelo revisado, pode-se chegar à conclusão que este apresenta maior poder explicativo que o modelo original, especialmente no estudo dos processos de internacionalização precoces e acelerados das empresas chamadas de Born Globals, pois diminui a importância da cadeia de estabelecimento, revalida o conceito de distância psíquica e destaca os relacionamentos de network. Porém, criticamente, é possível apontar que o M-U ainda necessita integrar conceitos de empreendedorismo, e ampliar seu escopo para além das pequenas empresas.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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