ATUAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: COMPETÊNCIAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART162Resumo
O estudo descreve a formação e atuação de dois grupos de pesquisa na área acadêmica, com foco em processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais, e identifica aspectos que influenciam esses processos. A amostra, não probabilística e definida por conveniência e acesso, abrangeu três coordenadores e 11 integrantes. Os dados, coletados por meio de entrevistas com uso de roteiros semiestruturados, foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam processos formais e informais de aprendizagem, bem como a interação entre pessoas como indutores do desenvolvimento de competências. Há semelhanças entre resultados obtidos e outros estudos: conhecimentos aprendidos e habilidades desenvolvidas relativos à área de atuação do grupo; metodologia de pesquisa; uso de tecnologias computacionais e de processamento de dados; realização de atividades administrativas; desenvolvimento de atitudes necessárias ao trabalho em equipe, à atuação profissional e à geração de ideias, bem como à socialização e formação de redes sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.