ATUAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: COMPETÊNCIAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Catarina Cecília Odelius Universidade de Brasília
  • André de Castro Sena Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART162

Resumo

O estudo descreve a formação e atuação de dois grupos de pesquisa na área acadêmica, com foco em processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências individuais, e identifica aspectos que influenciam esses processos. A amostra, não probabilística e definida por conveniência e acesso, abrangeu três coordenadores e 11 integrantes. Os dados, coletados por meio de entrevistas com uso de roteiros semiestruturados, foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam processos formais e informais de aprendizagem, bem como a interação entre pessoas como indutores do desenvolvimento de competências. Há semelhanças entre resultados obtidos e outros estudos: conhecimentos aprendidos e habilidades desenvolvidas relativos à área de atuação do grupo; metodologia de pesquisa; uso de tecnologias computacionais e de processamento de dados; realização de atividades administrativas; desenvolvimento de atitudes necessárias ao trabalho em equipe, à atuação profissional e à geração de ideias, bem como à socialização e formação de redes sociais.

Biografia do Autor

Catarina Cecília Odelius, Universidade de Brasília

André de Castro Sena, Universidade de Brasília

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Publicado

31/12/09