Criação de Valor em Fusões e Aquisições Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N4ART1827Palavras-chave:
fusões e aquisições, criação de valor, sinergias operacionais, RentabilidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar se as operações de fusões e aquisições brasileiras promoveram, efetivamente, maior eficiência para a empresa resultante e maiores benefícios para seus acionistas. Para isso, é realizada uma análise quantitativa dos indicadores de criação de valor e operacionais de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto que participaram de operações de fusão ou aquisição entre janeiro de 2005 e dezembro de 2010. A contribuição deste estudo consiste em aumentar a compreensão de um tema controverso e relevante tanto para a área acadêmica quanto para meio empresarial, além de auxiliar na identificação, através de evidências empíricas, de alguns dos fatores condicionantes de resultados na adoção desta estratégia empresarial no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.