PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL BRASILEIRA DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Sieglinde Kindl Cunha

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N4ART191

Resumo

A partir da abertura da economia brasileira na década de 90 é possível verificar um crescente movimento de internacionalização de empresas brasileiras. A competição migrou do nível local ou doméstico para o âmbito mundial. Como resposta das empresas nacionais é possível verificar um crescente movimento de internacionalização das empresas brasileiras e a necessidade de se estudar esse fenômeno, visto que esse processo no Brasil é um tanto recente. Esse artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira de base tecnológica. O resultado da pesquisa evidencia que embora o processo de internacionalização confirme os pressupostos da abordagem comportamental, outro fator que influencia no processo de internacionalização dessa empresa é o contexto tecnológico dos países estrangeiros induzindo a empresa a adotar estratégias de inovação diferenciadas, para a sua inserção no mercado internacional.

Biografia do Autor

Sieglinde Kindl Cunha

Downloads

Publicado

31/12/10