FATORES DETERMINANTES DA UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE APOIO À EXPORTAÇÃO: EVIDÊNCIAS DE PME’S DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Juciara Nunes de Alcântara Universidade Federal de Lavras
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras
  • Jorge Manuel Teixeira Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Felipe Buchbinder EBAPE/FGV Rio

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N3ART2414

Palavras-chave:

Utilização de programas de apoio à exportação, determinantes internos da firma, PME’s exportadoras.

Resumo

Este trabalho verificou quais fatores favorecem o uso de programas governamentais de apoio à exportação por PME’s. A amostra foi constituída por 45 PME’s exportadoras mineiras. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado. Utilizou-se três equações de regressão logística para atender aos objetivos delineados. Os resultados mostram que o desempenho exportador e a rede de parceria com os concorrentes são fundamentais para o uso de suporte governamentais. O trabalho contribui para a literatura ao evidenciar que o uso de suportes governamentais para a exportação exige que a empresa possua o mínimo de condições necessárias que possibilitam o acesso e a apropriação destes incentivos externos. Entre os fatores relevantes, este trabalho evidencia a relevância de redes de relacionamento para PMEs para ampliar seu escopo de conhecimento e informações sobre a atividade de exportação.

Biografia do Autor

Juciara Nunes de Alcântara, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras, mestre em administração pela mesma universidade, atualmente atua nas áreas de investimentos brasileiros no exterior.

Cristina Lelis Leal Calegario, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Agricultural And Applied Economics - University of Georgia (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto dos Investimentos Diretos Estrangeiros para Economias Locais, Estratégia de Investimento de Empresas Multinacionais, Comércio Internacional.

Jorge Manuel Teixeira Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor de Estratégia e de Negócios Internacionais do IAG/PUC-Rio. Possui doutorado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ, com especialização em Negócios Internacionais. É mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio, com especialização em Marketing, e bacharel em Engenharia Eletrônica pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais do IAG/PUC-Rio.

Felipe Buchbinder, EBAPE/FGV Rio

Engenheiro do BNDES e Doutorando em Administração na EBAPE / FGV-Rio, realizou seu mestrado na mesma escola e graduou-se em Engenharia Industrial pela PUC-Rio. 

Downloads

Publicado

27/08/15

Edição

Seção

Artigos