Mensuração da Capacidade de Governança Corporativa das Empresas Familiares para migração ao Novo Mercado da BM&FBovespa

Autores

  • Camila Cruz de Carvalho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Oderlene Vieira de Oliveira Universidade de Fortaleza Programa de Pósgraduação em Administração
  • Raíssa Karen Leite Sales Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3516

Palavras-chave:

Capacidade Estratégica, Capacidade de Governança Corporativa, Empresa Familiar, BM&FBovespa.

Resumo

A aferição da Governança Corporativa (GC) é um desafio para a literatura vigente, principalmente em empresas familiares. Sobre o conceito de capacidade de governança, a temática da pesquisa situa-se em como medir a capacidade de GC de empresas familiares para a migração do Mercado Tradicional para o Novo Mercado da BM&FBovespa do Brasil. Partindo das 151 práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), após uma fase de levantamento de dados secundários e de cinco entrevistas exploratórias em duas empresas do Novo Mercado, foram consultados 23 expertises (acadêmicos, especialistas em governança e executivos estratégicos de empresas de capital aberto), caracterizando-se como uma pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa, resultando em 33 práticas relevantes (sendo 21 recomendadas e 12 obrigatórias) e na composição de um índice para medir a capacidade de GC das empresas familiares do mercado tradicional.

Biografia do Autor

Camila Cruz de Carvalho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pósgraduação em Administração (PPGA)

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor Doutor em Administração, Titular do PPGA da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Oderlene Vieira de Oliveira, Universidade de Fortaleza Programa de Pósgraduação em Administração

Doutora em Administração de Empresas. Professora Adjunta do Programa de Pósgraduação em Administração

Raíssa Karen Leite Sales, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pósgraduação em Administração

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Publicado

29/09/16

Edição

Seção

Artigos