RELAÇÃO DO MODELO AGENCY-COMMUNITY E OS VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Rogério Castro Destêrro e Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Gean Carlos Tomazzoni Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N2ART3800

Palavras-chave:

Comprometimento, Entrincheiramento, Gestão de Pessoas, Modelo Agency, Modelo Community.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre os vínculos de comprometimento e entrincheiramento organizacional e o modelo de gestão de pessoas agency-community na percepção dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação. A pesquisa caracteriza-se como de natureza descritiva, com emprego de abordagem quantitativa. A amostra de pesquisa 162 participantes de uma Instituição Federal de Ensino, localizada no Estado do Maranhão, aos quais aplicou-se um questionário elaborado com base no modelo de comprometimento e entrincheiramento proposto por Bastos, Siqueira, Medeiros et al. (2008) e do modelo agency-community de Rousseau e Arthur (1999). Ainda, os resultados deste estudo foram confrontados com o estudo sobre a temática realizado por Segala (2013) em uma Instituição Federal de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados permitiram identificar correlações positivas significativas entre o modelo community e o comprometimento instrumental e afetivo, o que pode evidenciar uma tendência ou propensão ao estabelecimento do vínculo de natureza afetiva nos trabalhadores de organizações que possuem uma gestão de pessoas do tipo community.

Biografia do Autor

Rogério Castro Destêrro e Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma (1994), especialização em Curso de Especialização em Magistério Superior pela Universidade Ceuma (1997), especialização em Curso de Epecialização em Políticas Públicas pela Faculdade Serrana de Ensino Superior (2009)e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). 

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, associado a linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Admnistração da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutoranda em Administração - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. É Professora do curso de Administração e Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria e Professora Substituta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. 

Downloads

Publicado

28/06/17

Edição

Seção

Artigos