RELAÇÕES ENTRE ÉTICA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Pedro Gilberto Aloise Universidade de Caxias do Sul-Progr. Pós graduação em Administração/Doutorado em Administração. Bolsista do Programa RH Doutorado da Fund. de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM) http://orcid.org/0000-0003-3538-0165

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N2ART4001

Palavras-chave:

Ética Organizacional, Inovações Ambientais, Inovação Ética, inovação Responsável. Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento ético das organizações em relação a sustentabilidade e as inovações ambientais, através de uma revisão da literatura.  O estudo buscou identificar a convergência entre o conceito de desenvolvimento sustentável e as ideias de Kant, Georgescu-Roegen e Jonas, contextualizando as bases filosóficas do comportamento ético e o praticado pelas organizações. Em seguida apresentam-se as principais características das inovações sustentáveis e sua importância para a mitigação de riscos ambientais em prol da sustentabilidade. O artigo apresenta diversos fatores que impactam as decisões sobre inovações e sustentabilidade e o comportamento das organizações ao buscarem uma atitude ética compatível com esses paradigmas. Dentre os resultados encontrados estão: o estabelecimento de crenças e valores que objetivam melhorar a reputação das empresas; a compatibilidade e a coexistência entre ética e inovação (“inovação ética” e “inovação responsável”). A influência da cultura ética sobre a capacidade de inovar e as razões pelas quais muitos empresários resistem em desenvolver e adotar inovações ainda é um dos entraves que a lógica produtivista do capital impõe as práticas de gestão. Ao final se apresentam algumas limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros. 

Biografia do Autor

Pedro Gilberto Aloise, Universidade de Caxias do Sul-Progr. Pós graduação em Administração/Doutorado em Administração. Bolsista do Programa RH Doutorado da Fund. de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM)

Aluno do Doutorado em Administração do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul(UCS), em associação ampla com a Pontifícia Universidade Católica do Rio GRande do Sul (PUCRS). Linha de Pesquisa: Inovação Competitividade e Mercados. Graduado em Ciências Econômicas (1984) e Mestre em Engenharia de Produção (2006) ambos pela Universidade Federal do Amazonas .Exerceu atividades de docência no ensino superior (atividades acadêmicas suspensas para participar do Doutorado) e como consultor. Na área econômica elabora projetos de financiamento, planos de negocio e projetos de incentivos fiscais. Possui experiência na área financeira, tanto como executivo como docente, onde tem interesse pelos seguintes temas: administração financeira, análise de investimentos, mercado de capitais,elaboração projetos de financiamentos de longo prazo, administração capital de giro, avaliação de empresas para fusões e equisições e controladoria empresarial e teoria econômica. Membro do grupo de pesquisa Teoria Social das Organizações da Universidade de Caxias do Sul. Tema de pesquisa: "green innovation" ou eco-inovações, inovações ambientais ou inovações sustentáveis.

Downloads

Publicado

28/06/17

Edição

Seção

Artigos