PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE NEGOCIAÇÃO EM REDES DE COOPERAÇÃO

Autores

  • Cristiano Klanovicz Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Jorge Renato de Souza Verschoore Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Carlo Franzato Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N1ART4731

Palavras-chave:

Redes de Cooperação, Estratégia como Prática Social, Negociação, Práxis, Praticantes.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as práticas estratégicas de negociação com fornecedores adotadas pelas redes de cooperação e analisá-las através da perspectiva teórica Estratégia como Prática Social. O método empregado pela pesquisa foi desdobrado em duas etapas com procedimentos distintos. Inicialmente foi aplicada uma survey em 50 redes de cooperação, permitindo a seleção de 14 redes com características idôneas que foram analisadas mais detalhadamente por meio de entrevistas em profundidade e coleta documental a fim de manter coerência com a abordagem da Estratégia como Prática Social. Três práticas estratégicas foram identificadas: equipe de negociação; manual de negociação e tecnologia extranet. A partir das evidências obtidas, foi possível perceber que as três práticas identificadas se revelam como estratégicas, pois aumentam o potencial de ganho das empresas associadas, além de fortalecerem a organização e colaboração em rede, uma vez que incentivam a manutenção de mecanismos sociais entre seus membros integrantes.

Biografia do Autor

Cristiano Klanovicz, Centro Universitário Ritter dos Reis

Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração e da Especialização em Marketing no Centro Universitário Ritter dos Reis.

Jorge Renato de Souza Verschoore, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

 Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Líder do GeRedes (Grupo de Estudos em Redes Interorganizacionais - UNISINOS/CNPq). Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises da Universidade de Poitiers na França. 

Carlo Franzato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor dos Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Design, e supervisor de Pós-Doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

14/03/18

Edição

Seção

Artigos