ASPECTOS COMPORTAMENTAIS: DECISÕES FINANCEIRAS COM BASE EM HIGGINS

Autores

  • Jean Gleyson Farias Martins Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, LERGN.
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar, UNP.
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar, UNP.
  • Alípio Ramos Veiga Neto Universidade Potiguar, UNP.
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5839

Resumo

O objetivo desse trabalho foi identificar a diferença do “foco de promoção” e do “foco prevenção” utilizados para a tomada de decisão entre os graduandos de Ciências Contábeis e de Administração, por meio do modelo proposto por Higgins (2000). Trata-se de uma pesquisa com método quantitativo com modo de investigação na pesquisa survey de propósito descritivo e corte-transversal. O quadro de análise utilizado foi o modelo de Higgins (2000). Os resultados sinalizaram que: os discentes de Ciências Contábeis são mais conservadores do que os de administração quando tomam decisões em “foco de prevenção”, enquanto que, os alunos de contabilidade se sentem mais entusiasmados no “foco promoção”. A pesquisa demonstrou que os alunos ao tomarem decisões, procuram mecanismos e mapas mentais (subjetividade) e, ao utilizarem o “método de ajuste”, os alunos perceberam que o resultado econômico positivo nem sempre é a melhor decisão.

Biografia do Autor

Jean Gleyson Farias Martins, Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, LERGN.

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (2014), graduado em Administração - Habilitação Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar (2006), MBA em Administração Financeira (2009).

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar, UNP.

Graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do curso de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Potiguar.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar, UNP.

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Mestre em Administração, com ênfase em GESTÃO ORGANIZACIONAL pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutor em Administração (2012) pela UFRN. Professor titular e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP).

Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar, UNP.

Psicólogo com doutorado na área, mestrado em Psicologia Educacional. Pós-graduação em Administração. Graduação Tecnológica na área de engenharia. Coordenador do Programa de Doutorado em Administração, Professor no Mestrado em Psicologia Organizacional e Coordenador Geral de Mestrados e Doutorados da UnP. 

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, RN) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

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Publicado

23/10/18