A REPUTAÇÃO DO GESTOR INFLUENCIA O DESEMPENHO EMPRESARIAL?

Autores

  • Ana Jeniffer Rebouças Maia Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Francisca Everlene Nogueira Pessoa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Emanoel Mamede Sousa da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N4ART5897

Palavras-chave:

Reputação, Reputação pessoal, Desempenho empresarial, Teoria da Economia dos Custos de Transação, Teoria da Agência

Resumo

Este estudo investiga a relação entre a reputação de líderes e o desempenho, sob quatro dimensões (inovadora, internacional, operacional e de mercado), nas companhias abertas brasileiras. Para tanto, a pesquisa descritiva, quantitativa e documental, reúne uma amostra de 34 empresas cujos líderes participaram do ranking Merco Líderes 2016. Foram aplicados testes de diferenças entre médias, correlação de Spearman e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que há diferença entre o desempenho de mercado nas empresas com líderes de maior reputação e o daquelas com líderes de menor reputação. Ressalta-se que, à luz da Teoria da Economia dos Custos de Transação e da Teoria da Agência, a reputação do gestor, percebida pelos stakeholders, ajuda a reduzir os custos de transação e de agência, podendo, portanto, influenciar o desempenho empresarial. Entretanto, contrariando as teorias adotadas no estudo, conclui-se que a reputação dos líderes não é capaz de influenciar o desempenho multidimensional das empresas.

Biografia do Autor

Ana Jeniffer Rebouças Maia, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Francisca Everlene Nogueira Pessoa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Emanoel Mamede Sousa da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará – UFC

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará – UFC

Downloads

Publicado

02/01/19