ASSOCIAÇÃO ENTRE RENDA FAMILIAR E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART6826

Palavras-chave:

Marketing Verde, Consumo Sustentável, Comportamento do Consumidor, Estratégias de Marketing, Renda Familiar.

Resumo

As organizações têm buscado estratégias de marketing perante as exigências de consumidores e da sociedade, cada vez mais preocupados com os aspectos relacionados à sustentabilidade. O presente trabalho objetivou analisar a associação entre as faixas de renda familiar e o comportamento do consumidor sobre o marketing verde praticado pelas empresas. Para tanto, utilizou-se uma metodologia exploratória e quantitativa, com aplicação de 373 questionários, analisados por meio dos testes de distribuição de frequência, Correlação de Spearman e Alfa de Cronbach. Os resultados mostraram que contrariando os indícios encontrados na literatura, existe uma relação negativa entre o maior nível de renda familiar e a percepção dos consumidores sobre as estratégias de marketing verde.

Biografia do Autor

Angelita Freitas Da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul (IFRS - Campus Erechim)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da área de Gestão e Negócios e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS- Campus Erechim), Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Cassiana Bortoli, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda (2019-atual) e Mestre (2015-2017) em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, área de concentração: Contabilidade Financeira e Finanças. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade América Latina - Unidade Ijuí (2014). Experiência profissional na área de escrituração contábil e fiscal (2012-2014). Já participou do grupo de pesquisa "Laboratório de Contabilidade Financeira" (Departamento de Contabilidade - UFPR), sendo que atualmente participa dos grupos de pesquisa "Laboratório de Finanças Corporativas" (Departamento de Contabilidade - UFPR) e "Estratégia Organizacional, Negócios Internacionais e Governança Corporativa" (IFRS Campus Erechim). Foi Professora Substituta da área de Administração/Finanças no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Erechim).

Silvana Saionara Gollo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul (IFRS - Campus Erechim)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da área de Gestão e Negócio e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS- Campus Erechim), Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Keila Cristina Da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul (IFRS - Campus Erechim)

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional – IMED Passo Fundo. Professora da área de Gestão e Negócio e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS- Campus Erechim), Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

11/05/20

Edição

Seção

Artigos