SE VEJO, COMPRO! A INFLUÊNCIA DA APRESENTAÇÃO DO PREÇO

Autores

  • Géssica Dal Pozzo Faculdade Meridional (IMED).
  • Francine Zanin Bagatini Faculdade Meridional (IMED). Bolsista PROSUP/CAPES.
  • Eduardo Rech Faculdade Meridional (IMED).

Palavras-chave:

Apresentação do preço, Decisão de compra, Precificação, Marketing, Varejo

Resumo

O preço é um dos elementos mais evidentes e decisivos para o consumidor no momento da compra. No entanto, face a algumas falhas nos processos operacionais no varejo, os preços são omitidos ou não ficam visíveis ao consumidor. A ausência da informação de preço ao consumidor resulta em um elemento a menos no processo de decisão de compra. O presente estudo investigou a influência da apresentação (ou não) da informação de preço na decisão de compra de produtos de baixo envolvimento. Para isso, foi realizado um experimento de campo em um varejo de materiais para construção. O experimento foi realizado durante dois meses, alternando a apresentação e a ausência do preço junto a um produto. Isto possibilitou identificar uma influência significativa da apresentação do preço no volume de itens vendidos na primeira quinzena do mês. Os resultados apontaram para possíveis influências de questões orçamentárias do consumidor em relação ao fenômeno.

Biografia do Autor

Géssica Dal Pozzo, Faculdade Meridional (IMED).

Especialista em Marketing pela IMED.

Francine Zanin Bagatini, Faculdade Meridional (IMED). Bolsista PROSUP/CAPES.

Mestra em Administração pela Faculdade Meridional (IMED). Bolsista PROSUP/CAPES.

Eduardo Rech, Faculdade Meridional (IMED).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED. Doutor em Administração.

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Publicado

17/03/21

Edição

Seção

Artigos