APLICATIVOS BANCÁRIOS: PROPOSTA DE UM MODELO ESTRUTURAL DE INFLUÊNCIA DE ATRIBUTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART7462

Palavras-chave:

Aplicativos Bancários. Inovação. Competitividade. Percepções Sistêmicas. Percepções de Interação.

Resumo

O mercado bancário está em constante evolução, Recentemente, notou-se um expressivo crescimento dos aplicativos bancários utilizados nos smartphones. Este crescimento faz com que as instituições financeiras busquem compreender as necessidades aprimoramento por meio da experiência dos clientes. A partir do exposto, objetivou-se compreender as principais características destes apps como forma de sugerir um modelo estrutural integrador. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 399 respondentes no estado de Minas Gerais, considerando as cinco maiores instituições bancárias do Brasil. Os dados receberam tratamento estatístico por meio de análise fatorial, definindo-se construtos de terceira ordem (segurança, confiabilidade, eficiência, comunicação, facilidade e comodidade), segunda ordem (percepções sistêmicas e percepções de interação) e primeira ordem (percepções gerais de qualidade). Os resultados obtidos demonstram que, de uma forma geral, os clientes tendem a concordar sobre a importância de todos estes constructos, com maior média de concordância nos itens de comodidade e segurança e uma menor média nos itens de eficiência e comunicação. Logo, visando à inovação neste mercado, as instituições devem buscar uma proposta integradora destes itens, como forma de obter vantagem competitiva e evolução neste mercado.

Biografia do Autor

Antônio Soares de Siqueira Neto, UNA

Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito Promove (2009). Possui pós graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Gama Filho (2013). Mestre em Administração de Empresas pela UNA (2017). Tem grande experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito do Consumidor, com foco na confecção de peças jurídicas, acompanhamento processual e realização de audiências. Atualmente também trabalha com Gerente Geral no banco Itaú Unibanco S/A, gerenciando os funcionários do setor comercial e operacional da agência, acompanhando as rotinas e relatórios de gestão, atendimento de clientes de alta renda, venda de produtos bancários e gestor de carteira de investimentos. Neste cargo gerencia a equipe de estagiários, caixas, tesoureiros, atendentes, agentes, assistentes, gerente operacional, gerentes de contas físicas e jurídicas e gerentes Uniclass.

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá). Possui capacitação em Strategic Management pela Harvard University (Cambridge, Estados Unidos), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA (Brasil). É Coordenador Estratégico dos Cursos de Gestão da Regional MG-GO no Grupo Ânima de Educação e Professor, com ênfase para formação executiva, dos cursos de MBA do Centro Universitário Una e Centro Universitário Uni-Bh, tendo lecionado para mais de 100 turmas. É sócio-administrador da empresa D3 Consulting, que presta consultoria independente nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia. Foi Coordenador, Professor e Membro Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. No âmbito da pesquisa, o Prof. Danilo Coordena o Projeto financiado FAPEMIG APQ-02118-17 e é membro de três grupos de pesquisas internacionais: Society of Transnational Academic Researchers (STAR), Comparative and International Education Society (CIES, University of Chicago, Estados Unidos) e Red Ibero-americana de Coperación en Conocimiento e Innovación, é associado no Council of Franklin Members da London Journal Press, além de editor associado do Journal Higher Education Politics & Economics (HEPE), mantido pela Old Dominon University (Virginia, EUA). Autor de mais de 100 artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, possui interesse nas áreas de Governança, Finanças Públicas, Gestão Pública, Inovação (teorias, metodologias, processos, gestão e internacionalização); Presenteísmo; Liderança; Estratégia e Competitividade; Redes Empresariais; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Processos; Teorias das Organizações; Coolhunting; Empreendedorismo; Governança de TI (ITIL e CobiT) e Gestão Universitária (Brasileira e Estrangeira).

Downloads

Publicado

11/05/20

Edição

Seção

Artigos