O LADO OBSCURO DA EFICIÊNCIA: IMPACTOS AFETIVOS DECORRENTES DO ASSÉDIO MORAL EM BANCOS

Autores

Palavras-chave:

Assédio moral, Impactos afetivos, Bancários, Bancos, Eficiência.

Resumo

A pesquisa objetiva analisar os impactos afetivos, provocados pela prática de assédio moral, sofridos pelos bancários de instituição privadas e públicas da cidade de João Pessoa/Paraíba. Pesquisa de natureza descritiva, estudo de caso, com abordagem quantitativa aplicada a uma amostra de 156 bancários, por meio de questionário sociodemográfico e Escala de Impacto Afetivo de Assédio Moral no Trabalho. Os dados foram analisados por meio do software SPSS e de testes de Qui-quadrado para diferenciação de categorias e associação entre variáveis. Quanto aos resultados, a maioria dos bancários revelou sofrer pouco impacto afetivo em razão dos atos de assédio moral, praticados nos bancos. Entretanto, mesmo com este resultado, foi possível identificar que algumas situações foram apontadas com certo nível de impacto afetivo pelos profissionais investigados, entre elas a principal foi a atitude do chefe de pôr em dúvida a responsabilidade ou a capacidade profissional do colaborador perante a equipe de trabalho.

Biografia do Autor

Renata Almeida de Lucena Patriota, Universidade Potiguar - UnP

Mestre em Administração pela
Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Jaguaruana.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar - UnP

Coordenador do Doutorado e mestrado acadêmico em administração da Universidade Potiguar - UNP; Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - URFN.Coordenador do Doutorado e mestrado acadêmico em administração da Universidade Potiguar - UNP; Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - URFN.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutorando em Administração, Mestre em Administração e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar – UNP, RN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

24/02/21

Edição

Seção

Artigos