HIPERMÍDIA E COMPULSIVIDADE: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ON-LINE
Palavras-chave:
Hipermídia. Compulsividade. Comportamento de compra. On-line.Resumo
A aplicação de recursos hipermidiáticos e o fácil acesso ao seu conteúdo no ambiente digital geraram mudanças nas relações entre anunciantes e compradores, o que pode potencializar um comportamento de compra compulsiva. Logo, este trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos indivíduos que sofrem de compulsividade sobre a atuação da hipermídia nos seus comportamentos de compra. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com nove pessoas com problemas alusivos a recorrência constante e perigosa do ato de compra, mais conhecidos como consumidores compulsivos, e observações diretas em comunidades no Facebook e um chat orientado para a ajuda de devedores anônimos. Os resultados apontam que os processos hipermidiáticos, via ambiente digital, podem instigar o comportamento de compra compulsiva, caso não se tenha atenção e cautela.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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